Buscar
  • DoQr

Seu cronograma consegue mostrar o avanço real do projeto?


Gerenciamento de Projetos: A Evolução do Cronograma a partir de Formulários


O acompanhamento das atividades detalhadas, através de cronograma, é fundamental para garantir o atendimento das metas de prazo e custos de um projeto. Porém, existe, na maioria dos casos, grande dificuldade de acompanhamento por falta de atualização do status das atividades. Um dos motivos é o grande esforço no processo de atualização, que demanda tempo e recurso do projeto.

A atualização manual do cronograma necessita de tempo de processamento das informações para criação dos indicadores, sendo:

1) Impressão do formulário de atividades com os campos pra preenchimento;

2) Visita no campo e avaliação e entrevista de status de evolução;

3) Preenchimento manual do formulário do cronograma;

4) Passar a limpo as atividades para criação de banco de dados;

5) Alimentação dos indicadores de cronograma (Histograma, Curva S, outros)

O tempo necessário, para o cumprimento dos cinco passos de atualização de cronograma, é longo, sendo que, a equipe de PCP (Planejamento e Controle de Projetos) não dispõe do tempo necessário para análise das evoluções, pois, deverá iniciar outro ciclo de atualização para que não haja atraso na apresentações dos indicadores mínimos de cronograma, ou seja, status de avanço.

Qual equipe de projetos nunca teve uma apresentação de evolução questionada? É quando um gestor de determinada atividade diz: A porcentagem de avanço está errada. O PCP teria percebido, se tivesse mais tempo para analisar os resultados do avanço registrado com a realidade de campo.

Assim é fundamental a redução do tempo de atualizações para maior dedicação aos resultados dos avanços identificados nos projetos. Para isso a DOQR dispões de formulários eletrônicos que podem ser respondidos em campo, diretamente pelo gestar responsável, através de seu smartphone e encaminhada para área de PCP, eliminando várias fases dos trabalhos manuais de atualização.

1) Visita no campo e avaliação e entrevista de status de evolução;

2) Preenchimento eletrônico do formulário do cronograma

3) Alimentação dos indicadores de cronograma (Histograma, Curva S, outros)

Este processo de atualização elimina metade do tempo, utilizado nos processos convencionais, sendo possível dedicar este tempo disponível nas análises, obtendo maior assertividade nas apresentações de avanço de cronograma.

#DOQR #Projetos #Planejamento #cronograma #chechList #formulários

18 visualizações