Buscar
  • DoQr

Minha professora de manutenção


Minha primeira professora de manutenção foi minha mãe, que apesar de trabalhar na lavoura, foi a melhor inspetora de preventiva e preditiva que conheci. Ela se dividia entre o trabalho de 12 horas na roça e os afazeres da casa durante a noite, que ia até bem tarde. Se sua máquina de lavar não funcionasse, por exemplo, teria que ficar até madrugad


a no tanque. Assim, ela sempre fazia uma prévia avaliação da máquina antes de iniciar a lavagem da roupa; verificava se não haviam fiapos ou terra na roda e se o cabo de energia estava íntegro, para evitar choque elétrico. Ela enchia a máquina com água e ligava pra ver se estava funcionando bem e depois colocava as peças de roupa, sempre atenta ao barulho do motor, pra não sobrecarregar o equipamento. Hoje graças a minha mãe, roceira, tive oportunidade de fazer faculdade e me especializar em gestão de manutenção. A lições de minha mãe são as maiores que tive, pois, ela sabia todas as informações importantes de seus eletrodomésticos, como data de compra, tempo de uso, rendimento, performance, respeitando os limites de cada um. O cuidado que ela tinha com cada equipamento com uma limpeza impecável após uso, como a batedeira de bolos, que apesar de adquirida de segunda mão, ela tratava como nova e de ultima geração.

Nas empresas vemos muitas ações de manutenção, com práticas da WCM, TPM, Black Belf, Six Sigma, entre outros, que são muito necessários, mas a maior lição de manutenção que podemos passar é tratar os equipamentos com cuidado, o que chamamos de senso de dono, como uma dona de casa, que sabe a importância que seus eletrodomésticos tem para lhe auxiliar a proporcionar melhor qualidade de vida. Para isso devemos ter as informações na palma da mão, porém, com a quantidade de equipamentos cada vez maior nas empresas, é preciso ter recursos sistêmicos para obter e controlar as informações, para que, os cuidados sejam dentro do que os equipamentos precisam.

Agnaldo Paixão


#doqr #manutencao #pcm #planejamento

3 visualizações