Buscar
  • DoQr

Andaimes de quadro ou tubulares?


Eu era coordenador de projetos em uma multinacional, e frequentemente fazia visitas as obras, para avaliar as condições de segurança, nos chamados “safety tour”, e também para avaliar o andamento dos cronogramas e a coerência do reporte que minha equipe me passava sobre a evolução dos trabalhos. A maior parte dos serviços eram realizados em alturas, sob a regência da NR35- Segurança em trabalhos em Altura, com a utilização de andaimes. Porém, havia um desentendimento em relação aos tipos de andaimes a serem utilizados, por um lado o prestador de serviços queria utilizar seus andaimes de quadro, por maior rapidez de montagem e menor custo, do outro lado, as regras da empresa recomendavam usar somente andaimes tubulares, levando mais tempo pra serem montados e maior custo.

Essas diferenças para instalação dos andaimes devem ser definidas por critérios técnicos estruturais, de segurança, os quais podem ser realizados por profissional habilitado. Assim vemos a necessidade das obras serem fiscalizadas por um engenheiro de segurança e acompanhadas por um técnico de segurança, os mesmos tem o papel de otimização dos recursos utilizados, sem que a segurança do trabalhador seja comprometida.

Uma das ferramentas de prevenção utilizadas pela segurança é a avaliação do andaime montado, para liberação do mesmo, utilizando checklist baseados na NR18.15 Andaimes. Este formulário pode ser desenvolvido na plataforma do QForms, realizado com smartphone, sendo possível preenchimento instantâneo e captura de imagem, tendo a relatório instantaneamente após a avaliação.

Agnaldo Paixão


#NR35 #doqr #andaimes #engenhariadesegurança #trabalhoemaltura #checklist

5 visualizações